Este espaço foi criado para trocar ideias e atividades da área de Lingua e Literatura, compartilhando com os colegas experiências vividas ao longo da minha profissão.

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

domingo, 7 de junho de 2009

Figuras de linguagem

Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho Série 1ª Turma____________
Aluno(a) _________________________________________________

1. Identifique as figuras de linguagem presentes nas passagens abaixo:
a) A brisa do Brasil beija e balança ( Castro Alves) aliteração
b) Antes de sair, tomamos um cálice de licor. ( metonímia)
c) Amou daquela vez como se fosse máquina. (Chico Buarque) (comparação)
d) Na estante, livros e mais livros. ( elipse)
e) Sentou-se no braço da poltrona para descansar. ( catacrese)
f) Ela se preocupa tanto com o passado que esquece o presente. (antítese)
h) Aquele rapaz não é legal, ele subtraiu dinheiro. (eufemismo)
i) Como você escreve bem, meu vizinho de 5 anos teria feito uma redação melhor! (ironia)
j) Já lhe disse isso um milhão de vezes (hipérbole)
l) A formiga disse para a cigarra: ” Cantou...agora dança!” (prosopopéia)
m) O que o vago e incógnito desejo de ser eu mesmo de meu ser me deu." (Fernando Pessoa) (assonância)
n) Alguns estudam, outros não. (zeugma)
o) Morreu o presidente (hipérbato)
p) Vi com meus próprios olhos. (pleonasmo)
q) Não sopra o vento; não gemem as vagas; não murmuram os rios. (assíndeto)
r) O menino resmunga, e chora, e esperneia, e grita, e maltrata. (polissíndeto)
s) Eu, parece-me que vou desmaiar (anacoluto)
t) Olha a voz que me resta / Olha a veia que salta / Olha a gota que falta / Pro desfecho que falta / Por favor." (Chico Buarque) ( anáfora)
u) A Amazônia é o pulmão do mundo. (metáfora)
v) “Neste momento todos os bares estão repletos de homens vazios" (Vinicius de Moraes) (Antítese)


Atenção professor, ao fazer cópia dessa atividade, retirar as respostas que estão entre ( ).